InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Modding de A-Z

Ir em baixo 
AutorMensagem
Biaa
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 182
Data de inscrição : 06/01/2010
Idade : 22
Localização : Rio de Mouro, Sintra

MensagemAssunto: Modding de A-Z   Sex Jan 15, 2010 2:59 pm

Modding



Em computação, o termo tuning é uma referência à sintonia ou ajuste de algum sistema para que funcione melhor. Um SGBD, por exemplo, é um produto de software sofisticado que permite vários ajustes. Sua flexibilidade permite a realização de pequenos ajustes que afetam o desempenho do sistema. Mais recentemente o termo ganhou outro significado no Brasil, preparação de carros.

Modding significa Modificação em Português. O Modding é um movimento em tudo semelhante ao tuning, mas aplicado em computadores e não em carros. Tal como no tuning, o espírito do modding é criar algo único, pessoal e de preferência mais eficiente que o original. O Modding pode ser algo apenas estético como ventoinhas de cores, neons, caixas totalmente modificadas, ou algo para melhorar a eficácia, como arrumação de cabos (para melhorar o airflow da caixa) ou aberturas maiores ou extra para novas ventoinhas em locais estratégicos.

Actualmente o modding aparece igualmente nestas duas vertentes. Os modders optam por alterar as caixas tanto em termos estéticos como em termos de eficiência, conseguindo assim caixas originais e ao seu gosto pessoal, bem como caixas com melhor eficiencia em termos de cooling.

Na informática, existem dois tipos de modding: Existe o modding de software que é no caso dos video-jogos e que consiste na modificação de um determinado software com o intuito de melhorar a performance. Existe também o modding no hardware, que consiste em modificar o hardware do computador incluindo a caixa ATX com o objectivo de melhorar a estética e/ou a performance de um determinado componente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://mundojovem.forumeiros.com
Biaa
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 182
Data de inscrição : 06/01/2010
Idade : 22
Localização : Rio de Mouro, Sintra

MensagemAssunto: Re: Modding de A-Z   Sex Jan 15, 2010 2:59 pm

Acrónimos

Acrílico: Material esteticamente idêntico ao vidro mas as suas propriedades assemelham-se mais as do plástico duro. Mais leve que o vidro, mas com a mesma capacidade de transparência e mais fácil de cortar, permite formas arrojadas com um corte simples ao contrário do vidro.

AirCooling: Arrefecimento a ar. Este tipo de cooling é o mais vulgar nos pc's devido ao seu baixo custo mas é também o menos eficaz e o mais ruidoso. Para mais informações visite a pagina de cooling do strakata

Ball Bearing: Representa uma das características das ventoinhas, uma ventoinha é ball bearing quando o seu rolamento é feito através de esferas (vulgarmente 2 ou 4), este tipo de ventoinhas tem uma duração de vida muito maior que as sleeve bearing e produzem menos ruído já que a fricção entre os componentes é feita duma forma bastante mais suave, sendo na sua maioria feita no rolamento.

Baybus: Aparelho que ocupa uma baia da caixa do pc, usado para controlar ventoinhas através de interruptores, interruptores estes que podem ser de vários tipos, 2 posições ON/OFF, 3 posições ON/OFF/ON e outros, geralmente uma baybus também inclui leds para se distinguir mais facilmente o estado dos interruptores. Podemos afirmar que uma baybus é um elemento de utilidade para quem possui algumas ventoinhas e as quer controlar mas também tem o seu interesse pela parte estética que produz.

Blow Hole: Este termo usa-se para definir um buraco na caixa onde está aplicada uma fan, mas não é um buraco qualquer! Este tem a característica especifica de ser tipo dum viaduto que conduz o ar para o interior da caixa, geralmente em forma cilíndrica ou cónica (com a base maior virada para o exterior ou para o interior dependendo das situações).

CFM: Cubic Feet/Minut, é uma medida que avalia o fluxo de ar, este termo está associado as ventoinhas já que elas produzem um determinado fluxo de ar, quanto maior for o valor em CFM da ventoinha mais ar ela desloca e consecutivamente arrefece mais eficientemente.

Cold Cathode: Neon especial que não produz calor e difusa uma luz mais intensa que os neons vulgares.

Cooler: Unidade de arrefecimento dos cpu's, gpu's, vpu's, memorias, discos, etc. Hoje em dia os coolers utilizados são na sua maioria a ar constituidos assim por um dissipador e/ou uma ventoinha, se o cooler tiver ventoinha designa-se por um cooler activo no caso de não ter ventoinha é um cooler passivo. Mas também já existem outros tipos de coolers, intitulados por blocos neste caso estes coolers usam no seu interior gás (phase change cooling) ou água (watercooling).

Cooling: Termo usado para definir o acto de arrefecer o interior do pc ou um componente especifico interno ou externo ao pc. Existem ainda vários tipos de cooling nos pc's: WaterCooling; AirCooling; ExtremeCooling. Algumas pessoas ainda se podem questionar sobre a necessidade de arrefecer um pc, mas o que é verdade é que hoje em dia todos os componentes dos nossos pc's produzem calor, uns mais que outros, e se esse calor se acumular dentro do pc, estamos sujeitos a que isso provoque excesso de calor e consequentemente danificar o computador. Exemplificando, um processador P4, em full load, produz na ordem dos 45º mas no caso do calor se acumular essa temperatura pode subir drasticamente para 55º ou ainda mais. Um Atlhon XP produz na ordem dos 55º, em full load, e se mal arrefecido pode subir para os 65º ou mais. Um disco rígido se tiver arrefecido anda na ordem dos 25º, mas caso esteja num local do pc onde não circule ar nenhum ele pode facilmente atingir os 50º ou mais. Nota: Um processador independentemente da marca/modelo aguenta por curtos intervalos de tempo temperaturas na ordem dos 90º, mas só consegue estar estável até aos 70º (estes valores são discutíveis, mas não foge muito disso).

CPU: Central Processing Unit, unidade central de processamento ou mais conhecido como processador.

db(a): É uma medida do ruído, este termo aparece quase sempre que se fala em fans, porque a maior parte de nós preocupamo-nos bastante com o ruído. Para terem uma melhor noção dos valores riais que essas medidas apontam pode-se dizer que ate 20db(a) é um som praticamente inaudível, de 20 a 25 ouve-se mas pouquíssimo, de 25 ate +/-30 já começa a ouvir-se, de 30 a 40 já começa a incomodar, de 40 para cima é insuportável (eu costumo dizer que o barulho parece um aspirador, não é tanto mas pouco falta), claro que há pessoas que tem um ouvido mais apurado que outras e há pessoas que se incomodam com determinados ruídos e outras não, dai esta apreciação ser discutível e não deixa de ser pessoal.

Default: Este termo é usado no verdadeiro sentido da palavra, ou seja, diz-se que algum componente ou configuração está em default quando se encontra com as características de base/fábrica.

Dremel: Aparelho usado para cortes de precisão em metal, plástico, acrílico e madeira de fraca espessura serve também para limar e aperfeiçoar todo o tipo de cortes.

ExtremeCooling: Arrefecimento extremo, este tipo de cooling abrange todos os tipos de arrefecimento na sua vertente mais extrema. É claro que depois o resultado varia conforme o cooling de base, mas geralmente consideramos apenas o LN2 e o Phase Change Cooling por serem tipos de cooling bastante mais agressivos (atingem temperaturas muito mais baixas) que o WaterCooling (apesar deste também poder ser muito agressivo em termos de temperaturas mínimas se combinado com algum métodos extremos) e o AirCooling.

Fan: Designação de ventoinha em inglês, geralmente quando se fala de modding usa-se mais o termo fan que ventoinha, mas isso já depende de cada pessoa. As fans mais usadas nos pc's são de 60/60mm; 80/80mm; 90/90mm;120/120mm. Hoje também é vulgar encontrarmos fans todas transparentes ou ate mesmo com led's o que dá um efeito bastante agradável ou modding.

Fanbus: Aparelho que faz a ligação entre as ventoinhas e uma baybus, tem como finalidade de reduzir a quantidade de cabos que circulam dentro do pc.

Fanduct: Objecto geralmente de plástico em forma cilíndrica ou cónica que serve para direccionar o ar.

FanGuard: Grelhas para ventoinhas de computadores, existem vários modelos de grelhas, passando pelos modelos simples em que a grelha é feita com fios de ferro ate grelhas com figuras moldadas na sua estrutura, estas ultimas tem seu interesse pela parte estética mas pecam pela parte aerodinâmica, provocando maior fricção de ar logo mais ruído.

Full Load: Termo usado quando o processador está a funcionar a 100%, isto consegue-se com determinados programas.

GPO's: Designação muitas das vezes dada aos pequenos interruptores controlados por Software , que existem em certas marcas de LCD's com controle via porta série (Matrix Orbital ) , estes servem para por exemplo ligar e desligar ventoinhas ou Leds ou outra coisa qualquer com apenas um Clike do rato.

GPU: Graphics Procesing Unit, unidade de processamento gráfico ou mais conhecidas como processador da placa gráfica, hoje em dia todas as operações de cálculos relativos a grafismos, tratamento de texturas 2d e 3d, cores, etc é feita directamente através do GPU libertando deste modo o CPU para outras operações mais essenciais.

HeatSink: Este termo é usado para identificar os dissipadores dos cpu's, hoje em dia todos os cpu's para alem dos dissipadores possuem ainda uma ventoinha.

HeatSpreader: Este termo é usado para identificar os dissipadores das memórias, sejam elas da placa gráfica como do computador em si. Normalmente é apenas usado o heatspreader sem ventoinha, mas hoje em dia já existem heatspreaders com ventoinhas para quem pratique overclocking, são os chamados HeatSpreaders activos.

InTake: Quando uma ventoinha está a sugar ar para dentro de algo (onde está aplicada) como por exemplo da caixa do pc diz-se que está InTake.

Lazer Led: Este tipo de led's é praticamente idêntico as leds vulgares mas produz um feixe de luz bastante mais intenso e menos difuso ou seja tem uma maior precisão no feixe de luz emitido.

LCD: Liquid Crystal Display, este componente é constituído pela mesma matéria que os ecrãs finos que também são intitulados de ecrãs LCD, mas em termos de modding um LCD consiste num pequeno painel de baixa resolução, ligado através da porta paralela ou série ao pc e que permite por meio de programas especificos a visualização de determinadas informações nesse mesmo painel. Permite visualizar praticamente todas as informações úteis que uma pessoa deseja, estando unicamente limitado ao programa usado e à sua resolução e dimensão (existem vários modelos de LCD), tais como temperaturas, informações sobre o mp3 que está a ouvir ou faixa de cd, relógio, indicador de e-mail, entre outras coisas.

Led: Light Ermiting Diode, componente electrónico geralmente de 3mm ou 5mm (existe de outros diâmetros mas os que são mais usados no modding são estes dois modelos) que produzem cores, um bom exemplo do que é um led é aquela luz que todos os computares têm que indica se o disco esta a funcionar ou não e se o computador esta ligado ou não.

LN2: Tipo de Extreme Cooling de perigosa manipulação, este tipo de cooling usa azoto liquido, para alem de ser um Cooling extremamente caro produz efeito num curto intervalo de tempo devido ao azoto liquido se evaporar com o contacto do ar, mas atinge temperaturas mínimas na ordem dos -190º.

Massa Térmica: Produto usado entre o heatsink e o processador de modo a provocar um melhor contacto e uma melhor condução do calor entre estes 2 componentes para que o dissipador receba com maior facilidade o calor produzido pelo processador. Com uma boa massa térmica consegue-se reduzir em media a temperatura do cpu em cerca de 5º.

Mod: Nome que se dá à alteração/modificação feita ao(s) componente(s) informático(s).

Modding: Termo usado para definir o acto de transformar/alterar material informático seja ele de que tipo for e seja essa modificação de que tipo for (tanto a nível de circuitos de placas internas do pc, de modo a se conseguir melhorar o desempenho do mesmo, como modificações em relação ao aspecto estético). Para melhor assimilação/interpretação do termo, pode-se entender que o Modding está para a informática do mesmo modo que o Tuning para os carros.

Molex: Ficha de 4 pins usada nos computadores para ligar componentes internos como por exemplo: Ventoinhas; Discos rígidos; CDR; CDRW: DVD; Nessa ficha o fio vermelho é a tensão de +5v o preto que se situa ao lado é a tensão de -5v, o amarelo é a tensão de +12v e outro preto é a tensão de -12v.

Neon: Estreito tubo de vidro/plástico contendo um gás no seu interior (neón) que quando estimulado nos seus pólos com uma determinada tensão provoca uma dada luz. A luz dum neon dito normal é menos intensa que a luz produzida pelos cold cathods e tem tendências em aquecer.

Noise Blocker: É um tapete (de fibras) usado para diminuir o ruído revestindo o interior do pc, por vezes no lugar de se falar em noise blockers também se fala no termo acoustic absorption que significa absorção de ruído. Estes tapetes tem uma espessura variável (conforme a marca e modelo) de 20mm a 40mm, tem ainda a desvantagem de fazer com que as temperaturas aumentem consideravelmente no caso do pc ter uma má circulação de ar no seu interior.

OutTake: Quando uma ventoinha está a puxar ar para fora de algo (onde está aplicada) como por exemplo da caixa do pc diz-se que está OutTake.

Overclocking: Termo usado para definir um estado não natural dum produto, mais precisamente para definir que o produto em questão está a funcionar acima das suas especificações de fabrica/default.

PC: Acrónimo de Personal Computer, ou mais vulgarmente conhecido por computador.

Phase Change Cooling: Tipo de Extreme Cooling, este tipo de cooling usa Freon e o seu princípio de funcionamento baseia-se no facto de existir uma mudança do estado líquido para o estado gasoso do produto em questão dentro do sistema de forma a consumir/absorver o calor há semelhança do que acontece com os congeladores/frigoríficos. Para mais informações visite a pagina de cooling do strakata.

Rounded Cable: Cabos Ata 33/66/100/133 redondos, permitem ligar os discos, leitores cd's, etc à board do mesmo modo que os correntes cabos Ata (espalmados), mas estes tem a particularidade de serem redondos o que facilita a circulação de ar dentro dentro do pc, para não esquecer que sempre são mais agradáveis de apreciar quando um pc tem uma janela de acrílico que os cabos ditos normais.

RheoBus: Variante mais recente das baybus, este modelo ao contrario duma baybus possui reóstatos no lugar dos interruptores oferecendo um melhor controlo da velocidade das ventoinhas, permite variar a tensão da corrente que alimenta as ventoinhas (conforme os modelos) entre 5v a 12v.

Sleeve Bearing: Representa uma das características das ventoinhas, uma ventoinha é sleeve bearing quando o seu rolamento é feito através de um hímen o que provoca uma maior fricção entre os componentes e consequentemente menor duração de vida e maior ruído.

String Neon: Este tipo de neons é o mais recente no modding, já existia há algum tempo para fim publicitários (painéis luminosos e afins), mas só agora foi implementado no modding. Este neon pode ser definido como um neon flexível, consiste num fio flexível especifico de diâmetro reduzido que quando alimentado a uma determinada tensão produz uma cor especifica.

ThumbScrews: Parafusos para pc's, mas estes no lugar de serem de apertar com uma chave de fendas são de apertar à mão, ou seja... são parafusos com a rosca igual aos parafusos que geralmente são usados nos pc's mas tem uma extremidade maior, existem ainda de varias cores, este produto começa a ser bastante usado em modding devido ao efeito estético provocado e à sua utilidade.

VPU: Visual Processing Unit, este tipo de processador é certamente o futuro sucessor dos actuais GPU's, algumas das mais recentes placas gráficas já possuem um VPU e não um GPU's. Diferencia-se do GPU por ter uma maior capacidade a nível da programação em jogos e processamento gráfico, podemos dizer que este processador gráfico é no momento o que consegue imagens mais realistas e perfeccionistas

WaterCooling:
Arrefecimento a agua, ideal para quem procura silencio absoluto mas que ainda envolve algum investimento e domínio deste tipo de cooling, para alem de que tem os seus riscos, que como todos devem imaginar, sao as fugas de agua do sistema que podem provocar curto circuito e consecutivamente danificar os componentes atingidos. Para mais informações visite a pagina de cooling do strakata.

Window Mod: Janela normalmente feita em acrílico numa das laterais da caixa, pode também ser na parte frontal da caixa ou na zona superior da caixa, há quem use também vidro por ser mais resistente aos riscos mas tem o contra de ser bastante pesado e de difícil corte quando se trata de fazer formas especificas ao contrario do acrílico. Por vezes na própria janela em acrílico aplica-se uma fan com ou sem leds de forma a criar um efeito de luzes agradável e também refrigerar o interior da caixa e os seus componentes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://mundojovem.forumeiros.com
Biaa
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 182
Data de inscrição : 06/01/2010
Idade : 22
Localização : Rio de Mouro, Sintra

MensagemAssunto: Re: Modding de A-Z   Sex Jan 15, 2010 2:59 pm

Ferramentas

Indespensável

Berbequim - Nunca deve ser sem fios e smp com uma potência razoavél;
TICO-TICO - Para cortar chapa ou para fazer blowholes, ajuda bastante no corte acrílico! (necessita de serras apropriadas para cada tipo de material);
Kit Chaves - Um kit de valor com um adaptador para os diferentes tipos de chaves, há mais á escolha comprem um com chave-roquete (este nao menciona se é), para nao estarem smp a tirar a xave!
Ferro De Soldar - qualquer loja dos 300 vende um é sempre utíl para soldar aqueles fios com aquelas leds e comprem tb solda de estanho!
Lixa de Água & Lima - para dar uns retoques...
Alicate - serve de pra quase tudo, gosto de corte lateral
Broca Crâneana - Utiliza-se para fazer blowholes


Secundário ou Alternativo:
# Dremel - Ferramenta mais "especifica", e só para quem pode ou precisa MUITO!
# Lixadeira Automática - Para que quer pintar a caixa, ou algo do género tem de lixar a sua caixa, metodo mais prático não há!
# Caixa de Arrumação- Arrumado é que é...



Existe também depois as ferramentas profissionais.

Pronto , aqui esta a Guia fundamental de Modding de A a Z.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://mundojovem.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Modding de A-Z   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Modding de A-Z
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo Jovem :: Informática :: Modding & Deskmod-
Ir para: