Mundo Jovem
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Análise [Windows 7]

Ir para baixo 
AutorMensagem
Biaa
Admin
Admin
Biaa


Mensagens : 182
Data de inscrição : 06/01/2010
Idade : 27
Localização : Rio de Mouro, Sintra

Análise [Windows 7] Empty
MensagemAssunto: Análise [Windows 7]   Análise [Windows 7] EmptySeg Jan 18, 2010 12:36 pm

O que é?
Análise [Windows 7] Image11



Windows 7 anteriormente referido pelo seu nome de código Vienna ou Blackcomb é a ultima versão do sistema operativo criado pela Microsoft. Ao contrário do seu antecessor que apresentava bastantes novidades tanto a nível gráfico como a nível de funcionalidades.

Esta nova versão do Windows, chega mais como um melhoramento do que já existe de momento, corrigindo alguns erros e garantindo segundo a Microsoft uma melhor compatibilidade com o software e hardware existente.

Segundo as primeiras noticias a surgirem do Windows 7, este seria uma versão de upgrade ao Vista, não uma major release pelo que se julgaria que tratando-se de uma actualização não teria qualquer custo.

Em vez disso, a Microsoft oferece-nos novamente várias versões diferentes, tanto a nível de funcionalidades como a nível de preços.

O que poderia ter sido visto como uma boa ideia, garantindo que, tendo em conta as diferenças de funcionalidades o cliente teria a possibilidade de poupar alguns €, acabou por ser uma desilusão para alguns.

Além de a diferença de preços entre as demais versões não ser muito significativa, existem erros algo crassos nas decisões tomadas, entre elas é o facto de apenas na versão Ultimate se ter acesso ao Bitlocker, um sistema já existente no Vista, mas com alguns defeitos, agora melhorado, e a alteração de idioma.

O mais estranho ainda é o facto de que neste lançamento a versão de Upgrade, fica muito próxima a nível de custos, da versão completa o que é para os utilizadores do Vista um inconveniente.

Mais informação sobre os preços pode ser encontrada mais abaixo.

Introdução

A importância do Windows 7 é fácil de perceber. Depois do lançamento do Windows XP em 2001 a Microsoft tem tido dificuldade em criar um sucessor. O Windows Vista e não há muitas formas de o dizer, depois de 5 anos de XP não foi nunca o sucessor que era esperado do maior gigante de software do mundo.

A responsabilidade de suceder ao XP sempre foi grande, a generalização do uso do PC, a sua crescente importância e divulgação quer junto das empresas, dos utilizadores domésticos e enquanto instrumento de trabalho nas escolas e universidades era pesado. Tão pesado como se tornou para a Microsoft lutar contra as opiniões que cedo se começaram a fazer ouvir: pesado, lento, incompatível. A isto acresce que muitas pessoas não fizeram a transição do XP. Ainda há uma larga maioria a utilizar o Windows XP que nunca fizeram a transição para o Vista bem como um grande número de empresas.

Se para muitos aspectos da vida quotidiana 8 anos é pouco, se falamos em termos informáticos e de software e apesar dos service packs e das actualizações realizadas, oito anos é mesmo muito tempo. Mas a Microsoft não desistiu. Tem vindo ao longo dos últimos meses a lançar versões do Windows 7 que qualquer pessoa podia descarregar e testar livremente. Desde a versão beta que o sentimento que tem ficado e que as análises por toda a internet têm dado é que estamos perante um melhor sistema operativo.

Mas vamos de uma forma muito simples e directa apresentar algumas das alterações que vão encontrar no Windows 7. Não em todas as versões infelizmente. A Microsoft cedeu-nos uma cópia do Windows 7 Ultimate que é a versão mais completa do Windows 7 pelo que nem todos os aspectos que iremos abordar estarão disponíveis em todas as versões.



Instalação
Requisitos Mínimos

Análise [Windows 7] 25uqsg1





A instalação do Windows 7 é muito simples. Qualquer pessoa que alguma vez tenha instalado o Windows XP ou o Vista não vai ter qualquer dificuldade. Preparamos um tutorial passo a passo que podem ver aqui: Instalação do Windows 7

Se tiverem o Windows Vista instalado poderão fazer o upgrade do mesmo em vez de uma instalação de raiz mas se a preocupação é ficar com um sistema rápido possivelmente vão preferir fazer uma instalação de raiz. Como não usamos o Windows Vista não é possível fazer um tutorial detalhado do upgrade. Mas é ainda mais simples do que a instalação de raiz. No entanto e porque algo pode sempre correr mal não façam o upgrade sem fazerem um backup completo do vosso sistema.

Qual a versão mais adequada para a sua utilização?

Análise [Windows 7] Win7_diferencas





Preço do Windows 7


Segundo a própria Microsoft os diferentes preços em Portugal


Análise [Windows 7] Precos



As diferentes versões vão ter este aspecto:


Análise [Windows 7] Packshots




O que há de Novo?



Como dito anteriormente muitas das novidades são apenas correcções de problemas de algumas funcionalidades já presentes no Vista, outras são melhoramentos, mas o que podemos realmente esperar encontrar no 7?




  • Aero Shake
  • Aero Peek
  • Aderir ao domínio
  • Ajustar
  • Barra de tarefas
  • Cópia de Segurança e Restauro
  • Encriptação de Unidade BitLocker
  • Gestão de Energia
  • Lista de Atalhos
  • Melhoramento do desempenho
  • Suporte a dispositivos Multi-touch
  • XP Mode

Indo por partes



Além da verificada melhoria na interface gráfica com o utilizador, o 7 trás mais melhoramentos que são capazes de ser menos visíveis e como tal decidimos explicar o que cada um deles é, como funciona e algumas dificuldades (caso tenham sido encontradas) até agora.

Começando do inicio e indo por partes, a Microsoft apresenta no 7 uma ferramenta muito útil para os que gostam de ter várias janelas ao mesmo tempo abertas, ou simplesmente para aqueles que não sabem como se fecha uma página, mas detestam ver tanta janela aberta ao mesmo tempo, se não adivinharam o que é até agora, também já não vale a pena tentarem, sim é o Aero Shake.

Esta nova ferramenta permite com um simples abanar do rato minimizar quase automaticamente, assim como voltar a mostrar todas as páginas que tem no fundo.

Poderá encontrar aqui
vários vídeos a demonstrar como o Aero Shake realmente funciona.

Não há muitas palavras para descrever esta funcionalidade, até porque pelos vistos a Microsoft tem investido na simplicidade das ferramentas disponibilizadas, o que é positivo para a maioria dos utilizadores, mas algo negativo pela impossibilidade de customizar algumas opções de forma a melhorar a performance de uma funcionalidade que por vezes se recusou a trabalhar ou que simplesmente me obrigou a abanar o rato mais do que seria normal, algo a evitar num local com demasiadas pessoas que ainda não estão a par desta opção no sistema operativo, falo por experiência própria, a sério...

Aero Peek - Esta nova funcionalidade permite, utilizando os ícones presentes na barra de tarefas, visualizar sem maximizar o seu conteúdo.

Além de facilitar bastante o trabalho de encontrar o que estamos a procurar, através de rápida visualização do conteúdo das janelas, permite fechar directamente as janelas sem ter que as maximizar, e a visualização é em tempo real, o que quer dizer que por exemplo se estiver a ver um vídeo, o peek vai-lhe mostrar a janela do leitor com o video a andar normalmente, ao contrário do que acontecia anteriormente que teríamos apenas no caso do Vista uma imagem fixa.

Exemplo:


Análise [Windows 7] 057


O Aero peek tem também uma funcionalidade menos conhecida mas também útil, que permite ver através das janelas directamente para o desktop sem ter que minimizar, fechar ou alterar o que quer que seja, basta manter o rato em cima do botão no canto inferior direito.

Exemplo:


Análise [Windows 7] V32hsg


Aderir ao Domínio - Não há muito a dizer sobre esta funcionalidade, o que esta opção permite é o acesso a um domínio através de um configurador semi-automático (ainda tem que fazer seguinte e seleccionar as opções correspondentes) como já existia no assistente de rede, assistente de partilha de impressoras, entre vários outros assistentes.

Antes desta opção a adesão ao domínio requeria a configuração manual, requerendo um maior grau de conhecimentos ou uma leitura pelo manual, algo que é raro na maior parte das pessoas hoje em dia, deste modo, a Microsoft caminha a passos largos para tornar toda e qualquer tarefa mais simples, rápida e automatizada aumentando assim o seu publico alvo.

Esta opção não foi testada porque no PC onde me encontro não existe necessidade de aceder a qualquer domínio.

Ajustar - Esta nova funcionalidade permite assim como o Aero Peek, e Aero Shake um melhor controlo e arrumação das janelas, através da utilização das extremidades do monitor permite-nos redimensionar ou maximizar as janelas abertas sem ter que recorrer a atalhos, ou usando a função de maximizar, minimizar.

Esta foi uma das funcionalidades que até agora nunca deu problemas e funcionou correctamente, novamente falta a opção de alterar as definições do ajustar de forma a alterar por exemplo o posicionamento ou o tamanho das janelas quando usamos esta função.

Exemplo:


Análise [Windows 7] 2f52be2f-167f-4366-8498-a1bdd2b96f85


Barra de tarefas - Nada foi esquecido no 7 e a barra de tarefas não é excepção, o acesso aos vários programas está agora mais facilitado, e a mesma foi ligeiramente aumentada não só para dar um melhor suporte á função de toque, assim como para facilitar a percepção dos programas abertos. Algo que aborrecia anteriormente na barra de tarefas era que mesmo tendo as janelas agrupadas por programa, tendo vários programas abertos a descrição do programa ia desaparecendo, e quanto maior o numero acabávamos mesmo com apenas ícones minúsculos e por vezes imperceptíveis.

Como o aumento da área total da barra de tarefas os ícones estão ainda mais visíveis e sempre identificados.

Outra das alterações foi o desaparecimento do "Quick Launch" uma área situada do lado esquerdo da barra de tarefas que permitia configurar programas para a sua rápida abertura.

Agora em vez de configurar o Quick Launch tem a hipótese de fixar o programa na barra de tarefas de forma a que mesmo depois de fechadas as janelas actualmente abertas, o mesmo fique disponível para um rápido e fácil acesso.

Para isso basta carregar com o botão direito sobre o ícone e seleccionar "fixar este programa".

Outra novidade é finalmente ser possível reorganizar a ordem dos programas na barra em vez de ficar obrigatoriamente pela ordem pelo qual foram abertos, sim não é algo extremamente útil, mas é bastante agradável termos essa possibilidade.

Cópia de Segurança e Restauro - O Vista foi o primeiro sistema operativo da Microsoft a introduzir um utilitário razoável para criar copias de segurança de todos os seus dados, contudo era algo limitado.

Agora no 7 a Microsoft melhorou o utilitário permitindo um maior numero de opções, sendo as mais relevantes a criação de uma copia de segurança via rede, assim como o restauro via rede, ou quando ligado a um domínio.

Permite ainda definir e criar regras para criação de copias de segurança automáticas o que vem facilitar e garantir que mesmo que se esqueça de as fazer, o Windows as fala por si automaticamente.


Encriptação de Unidade BitLocker - A encriptação de unidade bitlocker, funciona recorrendo a um modulo de plataforma confiável (TPM - Trusted Platform Module) protegendo os dados recorrendo a criptografia da unidade e respectivos ficheiros assim como a verificação da integridade dos componentes de inicialização remoto.

Desta forma os usuários que não tenham conta criada no computador, ou dados de autenticação são impedidos de aceder á informação, com o bitlocker activo toda a drive é "criptografada" incluindo os ficheiros de hibernação e swap.

A verificação da integridade dos componentes de inicialização remota impede que os dados sejam acedidos se algum ficheiro for danificado ou se o disco não se encontrar no hardware de origem.

Esta encriptação como dá para perceber não é perfeita, mas é um passo para a protecção dos dados dos utilizadores que já deveria ter sido tomada á mais tempo.

Gestão de Energia - Não há muito para dizer referente á gestão de energia, supostamente a Microsoft garante que com as alterações efectuadas ao S.Operativo começando por menos processos a correr em 2º plano, a gestão de energia feita de forma inteligente desde desligar portas não utilizadas, alteração automática do brilho consoante a bateria e mais opções nos diferentes perfis permitem um maior tempo de vida da bateria do portátil.

Esta função não foi testada uma vez que o pc utilizado foi um desktop, pelo que assim que possível iremos actualizar este ponto.

Lista de Atalhos - A lista de atalhos é uma funcionalidade acrescentada aos icones existentes na barra de tarefas, ao carregar com o botão direito sobre o ícone do programa, além da opção "fixar na barra de tarefas" é demonstrado também os ficheiros mais utilizados, os ficheiros abertos recentemente assim com tarefas pré-definidas.

Melhoramento do desempenho - Os melhoramentos aqui foram os já algo falados anteriormente e também utilizados para uma melhor gestão de energia.

Ao desligar todos os processos que não estão a ser utilizados que anteriormente se acumulavam em 2º plano, ao desactivar os recursos a nivel de hardware que estão em suspensão mas mesmo assim a consumir recursos, e acima de tudo ao consumir menos memória que o irmão mais velho Vista, a Microsoft consegue garantir um boost bastante agradável no desempenho.

Nos testes efectuados esta melhoria é mais notada após uma instalação de raiz em vez do upgrade.

XP Mode -
O Windows XP Mode é um módulo para o Windows 7 que corre o Windows XP num ambiente virtual permitindo a execução de aplicações mais antigas e que possam ter problemas de compatibilidade com a mais recente versão do sistema operativo.

Segundo a Microsoft, os requisitos mínimos para poder executar o Windows XP Mode são 2 GB de memória, 15 GB de espaço em disco e um processador capaz de fazer virtualização.

Tendo em conta que o download deste programa apenas vai estar disponível a partir de dia 22 de Outubro não nos foi possível testar em profundidade esta aplicação.


Conclusão

Isoladamente as novidades demonstradas não são nada de espantoso, fazendo lembrar as funcionalidades de versões anteriores ou mesmo existentes noutros sistemas operativos, contudo estas pequenas alterações e melhoramentos em conjunto tornam o 7 um dos melhores sistemas operativos da Microsoft lançados recentemente.

Opinião pessoal? Tendo em conta os problemas anteriores a nível de segurança, erros e problemas de compatibilidade apenas pegava num S.Operativo da Microsoft após ter saído pelo menos um service pack e apenas ponderava a sua utilização diária após a integração do Service pack 2, foi nessa altura que migrei para o XP, e foi por isso que saltei o Vista.

Contudo depois de ter passado alguns dias com o 7 e tirando o facto de não perceber o porquê da limitação imposta a nível de funcionalidades principalmente de segurança, que a meu ver deveriam estar disponíveis em todas as versões, assim como não fazer sentido o custo das diferentes versões ainda para mais comparando a versão de upgrade para a versão completa este é sem duvida um salto que não me importo de dar e manter diariamente o 7 instalado na minha máquina.

Sem duvida uma lufada de ar fresco quem salta do XP directamente para o 7 e uma surpreendente surpresa para quem faz o upgrade do Vista para o 7, este é, e se tiver a possibilidade de alargar os cordões á bolsa, uma compra recomendada.


Ir para o topo Ir para baixo
https://mundojovem.forumeiros.com
 
Análise [Windows 7]
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Free software [Windows 7]
» Perguntas Frequentes [Windows 7]
» [Guia] Como alterar o ecrã de logon no Windows Vista?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo Jovem :: Informática :: Software-
Ir para: